ÔNIBUS ESCOLARES ELÉTRICOS CAIO SÃO APRESENTADOS PELA PRIMEIRA VEZ AO PÚBLICO

03/04/2024 A Caio produziu os primeiros ônibus elétricos escolares do país, eMillennium, 100% brasileiros, com tecnologia de tração elétrica e eletrificação Eletra, motor e baterias Weg, um marco importante para a eletromobilidade brasileira.

Os dois modelos, um com chassi Mercedes-Benz e outro com chassi Volkswagen, foram apresentados pela primeira vez ao público, no evento C-Move, em Brasília, DF, nos dias 19 e 20 de março de 2024, chamando a atenção de autoridades, empresários e especialistas em transporte de matriz energética sustentável, participantes do evento.

Além de modernos, com alta tecnologia e sustentáveis, os novos modelos visam levar conforto e viagens mais silenciosas aos passageiros, cumprindo o objetivo primordial de transportar alunos com qualidade e segurança.

Modelos de escolares elétricos apresentados
O modelo eMillennium de 9.690 cm, com chassi VW 17230 full air, tem capacidade para 39 passageiros sentados, motorista, uma vaga para cadeirante e uma para acompanhante. Oferece autonomia de até 140 km, utilizando também recarga regenerativa para aproveitar a energia da frenagem.

Já o eMillennium sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721, tem o comprimento de 11.380 cm, capacidade de lotação para 51 passageiros sentados, motorista, uma vaga para cadeirante e uma para acompanhante. O modelo possui autonomia de 110 a 120 km e recarga em movimento.

Para o maior conforto aos alunos, ambos contam com ar condicionado; poltronas estofadas, equipadas com porta-cadernos na parte traseira; guarda-mochila em aço; vedação especial contra poeira.

Totalmente acessíveis, contam também com elevador semi-automático para facilitar o transporte de alunos portadores de deficiência.

Outros itens conferem ainda maior segurança, como o sensor de ré no para-choque traseiro, quebra sol do motorista tipo Sanefa, desembaçador do para-brisa com ar quente e frio, câmeras externas na grade dianteira, na tampa traseira e sobre a porta.

Ainda são equipados com itens tecnológicos como teclado multiplex, que facilita o controle de vários itens do ônibus ao motorista; tomadas USB nas laterais e preparação completa para wi-fi, com roteador.

José Gildo Vendramini (Zezinho), gerente nacional de vendas da Caio e um dos mentores da iniciativa, comenta: “O projeto é uma grande oportunidade para que o país tenha ônibus escolares urbanos sustentáveis, proporcionando um transporte mais eficiente e menos poluente, atendendo às novas tendências da mobilidade urbana”.

Assessoria de Imprensa Caio I março 2024