A Caio, empresa fabricante de ônibus, líder na produção de carrocerias urbanas, tem seu escritório central localizado na cidade de São Paulo, parque fabril na cidade de Botucatu, SP, com uma área total de 470.227 m2 e 87.612 m2 de área construída, e filial na cidade de Barra Bonita, SP, com uma área total de 72.000 m2 e 16.208 m2 de área construída. Tem cerca de 3000 colaboradores em empregos diretos nas fábricas, participando do crescimento do polo industrial das regiões onde estão instaladas e do Brasil. Sua capacidade de produção é de até 40 carrocerias ao dia na Planta de Botucatu e 10 carrocerias ao dia na Planta de Barra Bonita.

Áreas de atuação: todo o território nacional e em países como a África do Sul, Angola, Chile, Costa Rica, Equador, Nigéria, Peru, República Dominicana, Taiti, Trinidad Tobago, entre outros. Com abrangência global, atualmente a Caio está presente em mais de 50 países.


História

Com mais de 78 anos, a Caio, fabricante de ônibus, tem muita história para contar.

Fundada em 1945 na cidade de São Paulo, a Caio (Companhia Americana Industrial de Ônibus), iniciou suas atividades em janeiro de 1946, com a produção da primeira carroceria da marca: a Jardineira. Foi o início do desenvolvimento de várias outras carrocerias e de novas tecnologias.

Em 1980, a empresa mudou sua fábrica para Botucatu, SP, sendo inaugurada oficialmente em 1982. Já em janeiro de 2001, um novo Grupo, constituído por empresas de transporte de pessoas na cidade de São Paulo, assumiu, por meio da empresa Induscar, o parque fabril e o direito de uso e comércio dos produtos da marca Caio. No mês de março de 2009, a Induscar passou a ser dona da marca Caio e parque fabril, alterando o nome da empresa de Induscar para Caio Induscar.

Sob a atual gestão, a Caio produziu, no período de 2001 a 2023, cerca de 180 mil carrocerias, na sua maioria voltadas para o segmento urbano. A partir da encarroçadora, nasceu o Grupo Caio, verticalizando suas próprias empresas fornecedoras. Atua também com venda de peças de reposição; veículos comerciais, chassis para ônibus, caminhões, automóveis nacionais e importados.

E assim, o sonho se realiza a cada dia. Com ousadia, a missão tem sido cumprida e os desafios vencidos.
MISSÃO
Desenvolver produtos de excelência em transportes, atendendo as expectativas dos clientes e bem-estar dos colaboradores, parceiros e comunidade, agregando valor aos nossos negócios.
VISÃO
Ser referencial no setor de transportes, com ideias e soluções inovadoras ao negócio, contribuindo com a evolução profissional de nossos colaboradores.
VALORES
• Comprometimento
• Confiança
• Disciplina
• Excelência
• Orgulho
• Respeito

CERTIFICAÇÃO ISO

A Caio foi a primeira encarroçadora certificada no Brasil, em 1996, demonstrando o compromisso perene da marca em prezar pela qualidade de seus produtos e processos.

A Caio comprova que a solidez da marca, aliada à busca contínua por inovação, antecipação de tendências e respeito às necessidades dos clientes, são fatores fundamentais que a fazem chegar aos mais de 77 anos de atividades, como uma das principais empresas do setor.

Sistema de Gestão da Qualidade Caio Botucatu - Certificação ISO 9001
Escopo: “Projeto e desenvolvimento, manufatura, montagem e atividades de pós venda de carrocerias de ônibus”.

Nossa Política de Qualidade:
Satisfazer as necessidades das partes interessadas e os requisitos das normas aplicáveis, buscando a melhoria contínua de nossos processos, produtos e Sistema de Gestão da Qualidade.

Fundamentos:
• Fornecer soluções práticas, econômicas e duráveis aos nossos clientes;
• Atender as expectativas, necessidades e os requisitos legais de nossos clientes internos, externos e governamentais;
• Desenvolver e capacitar constantemente nossa força de trabalho;
• Promover uma relação de parceria com nossos fornecedores;
• Motivar nossa força de trabalho para a importância da saúde, do bem-estar e do meio ambiente.

Sistema de Gestão da Qualidade Caio Barra Bonita - Certificação ISO 9001
Escopo: “Montagem de carrocerias de ônibus”.

Nossa Política de Qualidade:
Satisfazer as necessidades das partes interessadas e os requisitos das normas aplicáveis, buscando a melhoria contínua de nossos processos e Sistema de Gestão da Qualidade.

Fundamentos:
• Proporcionar maior flexibilidade de atendimento as demandas de nossos clientes;
• Atender as expectativas, necessidades e os requisitos legais de nossos clientes internos, externos e governamentais;
• Promover o desenvolvimento profissional da nossa força de trabalho;
• Promover uma relação de parceria com nosso fornecedor;
• Motivar nossa força de trabalho para a importância da saúde, do bem-estar e do meio ambiente.

GRUPO

A fabricante de ônibus Caio faz parte do Grupo Caio, que atualmente ocupa 988.538 m² de área construída e desenvolve-se nos seguintes ramos de atividades:

2008 – Fiberbus Botucatu (fabricante de peças em fibras)
2009 – Inbrasp Matriz Botucatu e Inbrasp Filial Betim (fabricante de peças de plásticos automotivas)
2012 – Banco Luso (soluções financeiras para clientes)
2013 – CEAC (Centro Administrativo Caio) e Tecglass Botucatu (fabricante de vidros temperados)
2015 – Caio Filial Barra Bonita (fabricante de carrocerias)
2016 – Tecglass Barra Bonita (fabricante de vidros temperados)
2017– Busscar (fabricante de ônibus rodoviários, em Joinville, SC)
2019 – Inbrasp Filial Botucatu (fabricante de peças de plásticos automotivas)
2020 – Copperbuss (padronização e chicotes elétricos)
2021– Centro Técnico Caio Busscar em Guarulhos (serviços de assistência técnica, peças de reposição e treinamento)
2022 – Fiberbus Joinville (fabricante de peças em fibras)

LINHA DO TEMPO

  • 1945

    Fundação da Caio

    A Caio – Companhia Americana de Ônibus nasceu em pleno período de pós-guerra mundial, em uma era de renascimento, reconstrução e esperança. Foi fundada em 19 de dezembro de 1945, pelos irmãos Gonçalves, revendedores Ford, e por José Massa, imigrante italiano que chegou ao Brasil em 1925.

  • 1946

    Início das atividades

    A Caio começou a operar em 12 de janeiro de 1946, em um barracão de 3.120 m², na Avenida Celso Garcia, no Brás, em São Paulo, com 120 colaboradores.

  • 1946

    Primeira carroceria da marca.

    A primeira carroceria levou 30 dias para ser produzida, a Jardineira, trabalho puramente artesanal.

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  • 1947

    Produção

    No primeiro ano a Fabricante de Ônibus CAIO fabricou 146 carrocerias.

  • 1948

    Aquisição

    Compra da Cia. Autocarrocerias Cermava, RJ. Produção de chassis sob licença da italiana Siccar.

  • 1952

    Inauguração

    Em 1952, foi inaugurada a fábrica na rua Guaiaúna, na cidade de São Paulo, com 24 mil m2. Além de carrocerias em duas fábricas, a da rua Guaiaúna e da Cermava (RJ), produzia chassis, sob licença da italiana Siccar.

  • 1952

    Revolução na Produção de Carrocerias

    Ainda 1952 a Caio produziria sua primeira carroceria totalmente metálica, com estrutura construída com perfis de aço em U, com abas, e chapeamento externo ainda em aço.

  • 1958

    A primeira do país

    Em 1958 a Mercedes-Benz lançou o primeiro chassi para ônibus urbano, o LP-321. A Caio foi a primeira empresa do país a encarroçá-lo.

  • 1960

    Lançamento da carroceria Bossa Nova

    Em 1960 nasceu a primeira carroceria com estrutura tubular, feita com chapas estampadas em duplo U, o modelo urbano Bossa Nova, cujo design apresentava janelas largas, vidros deslizantes e para-brisas panorâmicos.

  • 1963

    Lançamento do modelo Jaraguá (urbano).

    Em 1963, foi lançada a linha Jaraguá, novo modelo urbano, com maior área envidraçada e estilo mais leve. Dois anos depois ganhou nova grade dianteira e quatro faróis, vindo a ser o primeiro grande sucesso de vendas da marca.

  • 1965

    A empresa desativa a Cermava.

    No ano de 1965, a Caio desativa a Cermava, no Rio de Janeiro, para concentrar sua produção em São Paulo.

  • 1966

    Fundação da Caio Norte, em Jaboatão, PE.

    Em 1962 foi fundada a Cia. Industrial de Ônibus do Nordeste, sediada em Jaboatão, PE. A fábrica da Caio Norte, como era chamada, tinha potencial produtivo de 40 carrocerias ao mês. Foi inaugurada oficialmente em 1966, dirigida por José Roberto Massa, filho de José Massa.

  • 1966

    Lançamento da carroceria Gaivota

    No Salão do Automóvel de 1966, a Caio apresentou o rodoviário Gaivota, última palavra em acabamento interno e conforto

  • 1969

    Lançamento

    Foi lançado o micro-ônibus Verona e também o urbano Bela Vista, já apresentado no Salão do Automóvel.

  • 1971

    25 anos de fundação

    Em 1971, a Caio completou 25 anos de sua fundação. Em comemoração, lançou o modelo rodoviário Jubileu, motor dianteiro.

  • 1974

    Revolução:Componestes de fibra de vidro

    A Caio incorporou na estrutura das carrocerias, o uso de peças de fibra de vidro, principalmente em painéis, capôs, grades de faróis, bancos e traseiras. O material fez uma nova revolução na produção de ônibus.

  • 1974

    Lançamentos

    Em 1974, nasceu o Gabriela, modelo urbano com linhas mais retas e para-brisa panorâmico. Outro lançamento desse ano foi o micro Carolina I, sucessor do micro Verona.

  • 1976

    Aquisição

    Em 1976, o grupo Caio adquiriu a fábrica de carrocerias Metropolitana S/A, no Rio de Janeiro, e absorveu a tecnologia do duralumínio.

  • 1976

    Lançamento da carroceria Gabriela II

    No mesmo ano, surgiu o modelo Gabriela II, com vigia inteiriço. Foi o primeiro urbano da Caio fornecido em versão articulada, sobre os recém-lançados chassis Volvo nacionais, e sobre chassi Scania com motor dianteiro.

  • 1977

    Lançamentos

    Em 1977 foi lançado o Corcovado, o primeiro modelo rodoviário da empresa, com estrutura de alumínio e o Itaipu, rodoviário turismo, originado do Gabriela.

  • 1978

    Desativação da Metropolitana.

    Em 1978 a Fabricante de Ônibus Caio, encerra as atividades da Fábrica de Carrocerias Metropolitana - RJ

  • 1980

    “Papamóvel”

    O Brasil começa a década com a visita do papa João Paulo II ao país. A Caio foi a encarroçadora escolhida para construir o “Papamóvel”, fabricando sobre o micro Carolina. Duas unidades dos veículos que transportaram o Papa durante sua visita a algumas cidades brasileiras.

  • 1980

    Mudança

    As fábricas da rua Guaiaúna, SP, e Metropolitana, RJ, foram transferidas para a planta de Botucatu, que ainda estava em construção

  • 1982

    Inauguração da Planta de Botucatu-SP

    Inaugurada oficialmente em 1982. Instalou-se em um barracão de 30 mil m², num terreno de 280 mil m² e área construída de 76 mil m². A nova planta era uma das maiores fábricas de carrocerias do mundo, com capacidade de produção de 700 unidades mensais.

  • 1982

    Novidades

    Caio iniciou a década e a nova planta com duas novidades em seu mix: a substituição da linha urbana Gabriela pelo modelo Amélia, que também foi um sucesso, sendo fabricada com estrutura em aço ou alumínio, e o rodoviário Aritana, com linhas quadradas e acabamento simples, originado da estrutura da carroceria Gabriela.

  • 1985

    Lançamento do modelo Squalo

    A empresa voltou a investir no mercado rodoviário, lançando, no início de 1985, o moderno Squalo, de linhas arrojadas, em alumínio, culminando com a festa de 40º aniversário da empresa e com a inauguração oficial da fábrica de Botucatu.

  • 1988

    Lançamento da carroceria Vitória

    Em 1988, foi lançada a carroceria Vitória, substituindo o Amélia, um veículo urbano também de grande sucesso e um dos modelos mais procurados. Com linhas limpas e modernas, seu equilíbrio e harmonia eram especialmente ressaltados nas versões padron e articulada, com motor central. Eram produzidas cerca de 280 unidades ao mês desse model

  • 1994

    Mercado de exportação

    Outra estratégia foi entrar no mercado de exportação para a América do Norte. A Caio direcionou dois novos produtos: o rodoviário Monterrey, sobre chassi Mercedes-Benz OH, e o Beta, monobloco sobre plataforma de projeto próprio, com suspensão mista. Os dois modelos foram mostrados na III Expobus, em setembro de 1994, em São Paulo.

  • 1995

    50 anos de Caio

    Em dezembro de 1995, data do 50º aniversário da empresa, foi apresentado o urbano Alpha, feito em aço ou duralumínio, substituindo o Vitória que havia sido líder de mercado desde o seu lançamento, sete anos antes, com 28.000 unidades produzidas.

  • 1996

    Curiosidade

    A Caio é a primeira encarroçadora a receber certificação da ISO

  • 1997

    Lançamento da carroceria Alpha Intercity

    Acompanhando o Alpha, também foi lançado, o Alpha Intercity, para os segmentos intermunicipal e turismo, com alguns detalhes estéticos que os diferenciava do modelo urbano: parabrisa dianteiro mais amplo e o traseiro reduzido; caixas de itinerários interna; parachoques mais robustos e lanternas traseiras maiores.

  • 1998

    Modernização e modificação

    Num esforço concentrado para modernizar e diversificar sua linha, a Caio promoveu três lançamentos: o micro Piccolo, em substituição ao Carolina, o mini Piccolino, nas versões standard e luxo; e o “futurista” urbano Millennium, para chassis com motor traseiro,com piso normal ou low entry.

  • 1999

    Lançamento Apache S21

    Em agosto desse ano, em meio às dificuldades advindas da concordata, a Caio ainda lançou o urbano Apache S21, em substituição ao Alpha.

  • 2000

    Decretada a falência da Caio

    A Caio completou 55 anos em dezembro de 2000, com cerca de mil colaboradores. No mesmo mês, dava-se o encerramento de suas operações.

  • 2001

    Induscar assume Marca e parque fabril

    A nova Caio nasce nesse contexto mundial, como Induscar. Depois de ter sua falência decretada, em dezembro de 2000, muita gente se uniu para não deixar a grande marca perder seu valor e as pessoas perderem seus empregos.

  • 2002

    Novos lançamentos

    Em outubro de 2002, na 4ª Fetransrio, a Caio apresentou dois protótipos do Giro 3400, com 3,4 de altura, primeiro modelo rodoviário da nova fase da empresa, ambos com 12,7 m de comprimento e capacidade para 42 passageiros, mais rodomoça.

  • 2003

    Novo Millennium

    Os urbanos de motor traseiro também trouxeram novidades. A segunda geração da carroceria Millenium foi lançada no final de 2003, apropriada para qualquer chassi de piso baixo. O Millenium II, com linhas totalmente redesenhadas e harmônicas, veio responder pelo segmento top da linha de urbanos.

  • 2004

    Lançamentos Top Bus e Giro 3600

    Em 2004 a Caio forneceu para o próprio Grupo Ruas, 30 biarticulados especiais para operação nos corredores de São Paulo, modelo ao qual deu o nome Topbus. Também em 2004 foi lançado o modelo rodoviário Giro 3600 com 3,6m de altura, modelo para médias e longas distâncias, para chassis com motor central ou traseiro.

  • 2005

    Mercado exterior

    No início de 2005, a empresa foi a escolhida para fornecer 530 carrocerias para o Chile. Dessa vez, com um novo modelo de motor traseiro: o Mondego. No mesmo ano, foi anunciada mais uma importante incursão no exterior: o acordo com a sul-africana Bussmark, para montagem de carrocerias, a serem remetidas do Brasil sob a forma SKD.

  • 2005

    Lançamentos Micros

    No fim desse ano, a empresa deu continuidade à renovação da sua linha, lançando novos micros, batizados de Foz, nas versões urbana, turismo, executiva e escolar. Anunciados como os de maior largura interna da categoria, podiam comportar até quatro bagageiros laterais sob o piso, além de um traseiro.

  • 2006

    Lançamento Foz Super e Mondego HA

    Em outubro desse ano, a Caio mostrou na Fetransrio, o Foz Super, seu primeiro urbano médio, chamado de “micrão”. O estilo era o mesmo do micro Foz, com pequenas alterações, a principal delas a abertura em forma de C acima da grade. Também em 2006 foi lançado o Mondego HA versão articulada do Mondego.

  • 2007

    Lançamento Apache S22 e Atilis

    Um novo urbano “convencional” da marca surgiu, em janeiro de 2007, o Apache S22, uma reestilização do Apache S21, seguindo a linha de ônibus básico, de motor dianteiro, para atender a um segmento que pedia por veículos mais simples. Em maio foi lançado o novo mini Atilis, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz.

  • 2007

    Modernização

    Em 2007 a Induscar deu inicio na modernização do seu parque fabril.

  • 2008

    Expansão no mix de produtos

    Em 2008, o mix de produtos Caio foi expandido, com o lançamento do Mini Foz, em substituição ao veterano Piccolino. Com comprimentos entre seis e oito metros e projetadas para utilizar qualquer tipo de chassi, as novas carrocerias comportavam grande número de aplicações, desde serviço executivo até transporte rural.

  • 2008

    Nova empresa do Grupo

    Para atender melhor a demanda da fábrica de ônibus e do próprio mercado, formou-se o grupo Caio Induscar com a aquisição de novas empresas. Além da encarroçadora, foi instalada a fábrica de fibras, a Fiberbus.

  • 2009

    Induscar passa a ser dona da marca Caio

    Em 2009, a Induscar consolidou sua empreitada de renascimento, arrematando em um leilão, o prédio e as instalações da Caio. Hoje, é Caio Induscar.

  • 2009

    Inauguração

    Também em 2009 foi inaugurada a Inbrasp, fabrica de peças de plástico.

  • 2010

    Parceria e lançamento

    Em 2010 a fabricante de ônibus Caio firma parceria com a Volvo México. Também em 2010 foi lançado o modelo rodoviário Solar 3200.

  • 2011

    Comemoração e lançamento

    Em 2011 é realizada a comemoração de 65 anos da marca Caio e 10 anos de Caio Induscar. Nesse mesmo ano foi lançado a 3° geração do Millennium, modelo urbano de motor traseiro.

  • 2012

    Lançamento Família BRT

    Em outubro de 2012, a Caio Induscar lançou a Família Millennium BRT, composta pelos modelos Alimentador, Articulado e Biarticulado. Essas carrocerias foram desenvolvidas para atender ao sistema BRT e aos corredores das grandes cidades.

  • 2012

    Reestilização Apache Vip

    No mesmo ano, a empresa reestilizou o Apache Vip, o carro mais vendido pela encarroçadora paulista e campeão de vendas no Brasil.

  • 2013

    Investimento

    Em 2013 o Grupo faz um novo investimento, a aquisição do complexo industrial, nesse complexo foram instaladas novas empresas: a Tecglass (fabricante de vidros temperados) e o CEAC (centro administrativo Caio).

  • 2013

    Caio Induscar apresenta seu novo Solar

    O ônibus rodoviário da Caio Induscar, o Solar, apresenta um novo visual. As novidades ficaram por conta da nova frente, da traseira, da lateral e do salão.

  • 2013

    Reestilização do micro Foz

    A Caio Induscar reestilizou seu microônibus, Foz, que dá mais agilidade nos trajetos urbanos de pequenas e médias distâncias. A evolução se deu desde o design, estrutura, até o acabamento, para proporcionar maior conforto aos passageiros, além de modernizar a carroceria.

  • 2014

    Nova versão do Apache Vip

    A carroceria foi concebida com novos conceitos de design. A principal mudança externa é o design, em que os conjuntos óticos têm nova geometria e day running lights DRL (luz de posição) em led, evitando a queima constante das lâmpadas; as lanternas traseiras são em bloco de led e intercambiáveis.

  • 2015

    Inauguração

    Em 2015 o Grupo faz um novo investimento. É inaugurada, na cidade de Barra Bonita-SP, mais uma unidade fabril da Caio Induscar.

  • 2015

    Lançamento e reestilização

    Também em 2015 foi lançado o modelo rodoviário Solar 3400, com 3,4m de altura nas versões motor traseiro e motor dianteiro, além do lançamento, no mesmo ano modelo Mondego passa por uma reestilização.

  • 2016

    Caio completa 70 anos

    Em 2016, comemorou-se o marco de 70 anos de atividades da marca Caio e 15 anos de Caio Induscar. Durante a Fetransrio 2016, foi realizada uma exposição dentro do Millennium BRT, utilizando as placas de propaganda do veículo, com fotos dos produtos que marcaram cada década da marca.

  • 2016

    Lançamento nova geração do Millennium

    A Caio Induscar lançou no mercado nacional, a quarta geração do Millennium, ônibus urbano, próprio para chassis de motor traseiro, nas versões piso baixo e normal. O modelo, direcionado principalmente para o mercado interno, foi idealizado para atender a clientes que operam em centros urbanos e corredores de ônibus.

  • 2016

    Lançamento do novo Millennium BRT

    A Caio Induscar apresentou durante a Fetransrio, a segunda geração do Millennium BRT Superarticulado, ônibus urbano com 23m, idealizado para operar em sistemas BRT e corredores. Com linhas ainda mais aerodinâmicas, o modelo alinha design, conforto, rapidez operacional e itens que conferem baixo custo e facilidade de manutenção.

  • 2017

    Aquisição da Busscar

    Sócios-acionistas e investidores do Grupo Caio Induscar, adquiriram o parque fabril e a marca Busscar. A aquisição teve como objetivo ampliar a atuação do Grupo Caio Induscar, nos mercados interno e externo.

  • 2017

    Lançamento do Soul Class

    Apresentado nas versões escolar e executivo, é resultado da união de forças da Caio Induscar e Iveco Bus. É o primeiro micro-ônibus inclusivo do mercado brasileiro. A poltrona com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), garante acessibilidade a pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção.

  • 2017

    F2400 é lançado na Transpúblico

    Foi apresentado nas versões urbana e executiva. O design arrojado e moderno, com formas arredondadas e aerodinâmicas da dianteira e traseira, confere ao F2400 a imponência e força características dos produtos da marca Caio. Foi também apresentado o “ambiente interno conceitual”, projeto resultante de estudos realizados pela empresa.

  • 2020

    Caio Protect

    Devido à pandemia, o time de inovação e produtos especiais da Caio desenvolve o Caio Protect, um conjunto de soluções para aumentar a biossegurança no ambiente interno dos ônibus da marca.

  • 2020

    Atualização do Foz versão F2400

    Em setembro de 2020 a Caio apresenta ao mercado a atualização do micro-ônibus Foz versão F2400, nas versões urbana e executiva. Buscando melhoria e inovação contínuas, foram realizados estudo no design do modelo que resultaram em mudanças na dianteira, também chamado de “facelift”, termo comumente utilizado na indústria automotiva.

  • 2021

    Caio 75 anos e Grupo Caio 20 anos

    A Caio completa 75 anos de história e 20 anos sob a gestão de um novo grupo. Uma trajetória de muitos desafios e conquistas, marcada pelo sonho de tornar cada vez maior a marca Caio, fabricante de ônibus 100% brasileira.

  • 2021

    Lançamento nova geração do Apache Vip

    No início de julho de 2021 a Caio lança a quinta geração de seu modelo líder de vendas: o Apache Vip. Além da robustez estrutural, durabilidade e confiabilidade o novo Apache Vip traz melhorias que resultam em mais benefícios para o cliente: Design, funcionalidade, uso de novos materiais.

  • 2022

    Novo Millennium e eMillennium

    Com o retorno dos eventos presenciais, a Caio participa da Lat.Bus Transpúblico e traz ao mercado grandes lançamentos: a quinta geração do Millennium (para motor traseiro e central) e a nova carroceria eMillennium (específica para chassis com tração elétrica).

  • 2023

    Novo Luminus com carroceria eMillennium

    Em abril de 2023, em parceria com a Volvo México, a Caio apresenta ao mercado mexicano o Luminus, ônibus 100% elétrico, fornecido em forma de SKD e montado na fábrica da Volvo, no país.