Grupo Caio Induscar oferece qualificação profissional a jovens

03/04/2018 Idealizado pelo Grupo Caio Induscar, o Programa de Humanização da Empresa (PHE) auxilia na inserção de jovens no mercado de trabalho

O Programa de Humanização da Empresa (PHE) é uma iniciativa inovadora do Grupo Caio Induscar, que oferece programas sociais em benefício de seus colaboradores e da sociedade. É constituído por 15 frentes, sendo elas: o PHE Bem-Estar, Chefia, Cidadão Juvenil, Educação, Meio Ambiente, Missões, Mulher, Orçamento Familiar, Pró-Nutri, Pró-Vida, Qualificando mão de obra, Respire bem, Solidário, Acolhimento e Valorização Profissional.

Um desses programas, o PHE Cidadão Juvenil, dá suporte às famílias dos colaboradores, ao oferecer atividades que visam a qualidade de vida e crescimento profissional de seus filhos, irmãos, sobrinhos, enteados e netos. Tendo iniciado suas atividades em julho de 2007, está em sua 27ª edição, e alcançou um expressivo impacto positivo na vida dos participantes e seus familiares, bem como nas empresas do Grupo – a Caio Induscar, Fiberbus, Tecglass e Inbrasp. Afinal, acumula a formação de mais de 850 jovens, com uma média histórica de 50% contratados.

O sucesso do Programa e a necessidade de expandir oportunidades, estimulou o Grupo a estender essa ação também à Comunidade. É o PHE Cidadão Juvenil – Comunidade, que está em sua terceira edição, e conta com quarenta jovens formados pelo Programa, dos quais nove foram contratados. Essa modalidade traz a proposta de consolidar uma preparação de alta qualidade para o mercado de trabalho, inclusão social, desenvolvimento profissional e pessoal aos jovens da população de Botucatu (SP).

Formato

Atento à formação moral e ética, o PHE Cidadão Juvenil oferece instruções sobre trabalho em equipe, postura, cidadania, relacionamento familiar, controle financeiro, direitos e deveres do trabalhador, valorização da vida (prevenção do suicídio), prevenção ao uso de drogas, espiritualidade e orçamento familiar, bem como reforço escolar nas matérias de português, matemática e leitura. Além disso, noções de responsabilidade, senso de comprometimento e disciplina fazem parte do método de ensino empregado pelo Programa. As atividades incluem palestras, cursos, aulas, peças teatrais, música, dinâmicas, entre outras.

Ambas as modalidades – interna e externa, são destinadas a adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos, que não trabalhem e que estejam cursando, no mínimo, o 1º colegial.

Em 2018, o PHE conta com 20 vagas destinadas à comunidade, cujas inscrições para o processo seletivo serão a partir de junho. Já aos jovens parentes dos colaboradores, serão 34 vagas abertas para o 2º semestre, sendo 4 para instituições de outras cidades da região. “O PHE Cidadão Juvenil é um Programa preventivo. Nosso objetivo é trabalhar a questão comportamental dos jovens, preparando-os para a vida. Desde sua fundação, os resultados positivos consagraram este como um dos Programas mais conhecidos e valorizados na empresa pelos gestores, a diretoria, os jovens e suas famílias. É uma experiência única para todos os envolvidos.”, ressalta Silvania Giandoni, idealizadora do PHE e chefe do departamento Social e Benefícios do Grupo.

Os próprios selecionados são exemplos da efetividade do PHE, como é o caso do colaborador David Cunha. Ingressante na edição de 2011 do Programa, foi efetivado na Caio Induscar há seis anos e integra a equipe de Recrutamento e Seleção. “Foi graças ao PHE que consegui me inserir no mercado de trabalho, com apenas 15 anos de idade. Hoje, depois de inúmeros aprendizados, sinto orgulho por ter participado deste Programa que é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, e também contribui para a construção de excelentes cidadãos”, conclui David.