Caio Induscar patrocina exposições da Segunda Pinacoteca do Estado de São Paulo, inaugurada em Botucatu

06/08/2019 Na noite da última sexta-feira, dia 2 de agosto, foi realizada a cerimônia de inauguração da Pinacoteca Fórum das Artes, localizada no prédio do antigo Fórum de Justiça, projeto de autoria do escritório Ramos de Azevedo, principal ícone da arquitetura do século XX, e cedido pelo Governo do Estado para Botucatu, com finalidades culturais e educativas.

O evento contou com a participação do prefeito municipal de Botucatu, Mário Eduardo Pardini; do coordenador da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Antonio Lessa; do diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, Jochen Volz; de vereadores, secretários municipais, autoridades e patrocinadores. A Caio Induscar, fabricante de ônibus, como patrocinadora foi representada pelos diretores Maurício Lourenço da Cunha e Simonetta Pucciarini Cunha.

A Pinacoteca Fórum das Artes é a primeira fora da capital paulista e a segunda no Estado de São Paulo. O espaço é um complexo cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, que sediará o MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, exposições da Pinacoteca de São Paulo e de outras Instituições afins, e mostras temporárias de artistas locais. No prédio anexo está a Galeria Fórum das Artes, que sediará projetos de Arte Contemporânea.

Para viabilizar a abertura da Pinacoteca, a AFA - Associação Fórum das Artes, teve um projeto aprovado na Lei de Incentivo Fiscal Rouanet, o qual possibilita envolver a iniciativa privada neste grande empreendimento cultural, com aportes financeiros, descontados no imposto de renda devido.

A Caio Induscar é uma das empresas patrocinadoras por meio da Lei de Incentivo. Segundo seu diretor industrial, Maurício Cunha “É uma grande satisfação podermos participar e apoiar este projeto tão importante para a cidade de Botucatu e região. A Caio é uma marca com mais de 73 anos de história no Brasil. Um dos pilares de nossa missão é fomentar projetos que visem o bem-estar de nossos colaboradores e da comunidade. Estamos orgulhosos em fazer parte desse momento histórico de um espaço de abrangência regional, que irá proporcionar a todos, exposições e uma programação cultural diversificada; um conhecimento imensurável. Este é um presente que ficará para gerações e mais gerações”.

Mais parcerias
De acordo com a Diretora de Patrimônio da Pinacoteca Fórum das Artes, Cláudia Bassetto, o aporte da Caio Induscar foi fundamental para viabilizar as exposições no local. “Além disso, a empresa também se mostrou ainda mais parceira da Pinacoteca de Botucatu, adotando a praça do local para manutenção do paisagismo, que já se tornou um dos cartões postais da cidade”, enfatizou.

Exposições abertas
A partir do dia 3 de agosto, a Pinacoteca Fórum das Artes foi aberta ao público com a exposição “Figura e modernidade”, do escultor francês Auguste Rodin.
Na oportunidade, também foi reaberta a sede definitiva do MAC Itajahy Martins, com as exposições:
• “Diálogos em contexto”, com obras de acervo próprio;
• “Memorial Itajahy Martins”, que conta com gravuras e objetos do fundador, doados pelo artista e pela família;
• “A Casa: jogos de luz & cor”, de Amélia Piza, artista plástica botucatuense, a primeira diretora do MAC;
Na Galeria Fórum das Artes está a mostra “Conexão Gráfica”, com gravuras doadas pelo Instituto Itaú Cultural.

Serviço:
Pinacoteca Fórum das Artes | MAC Itajahy Martins
Rua General Telles, nº 1040 – Botucatu/SP
Horários: Quarta a sexta-feira das 8h30 às 17h00 e aos sábados, domingos e feriados das 11h00 às 17h00.
Telefone: (14) 3811-1481 – forumdasartes@botucatu.sp.gov.br
Entrada Gratuita | Classificação livre