CAIO APRESENTA A PRIMEIRA UNIDADE DE ÔNIBUS ELÉTRICO 15 METROS DE GOIÂNIA

11/03/2024 Um evento realizado no dia 07 de março, marcou a apresentação da primeira unidade, das cinco unidades de ônibus completos elétricos adquiridas pela empresa HP Transportes Coletivos Ltda, sendo outras cinco unidades adquiridas pela empresa Rápido Araguaia, ambas tradicionais clientes Caio, do estado de Goiás.

O modelo, fabricado pela Caio, possui carroceria eMillennium, kit de plataforma elétrica Scania, tração elétrica Eletra, motor e bateria WEG e ar condicionado Songs. É o primeiro ônibus elétrico 15 metros de piso alto do país.
No evento de apresentação, realizado na planta da Eletra, em São Paulo, estiveram presentes autoridades de Goiânia e do estado de Goiás: prefeito de Goiânia, Rogério Oliveira da Cruz; secretário municipal de infraestrutura, Denes Pereira Alves; o subsecretário de políticas de transporte público do Estado de Goiás, Miguel Ângelo Pricinote; Francisco Caldas, presidente da Metrobus do Governo do Estado de Goiás; Francisco Tarcísio Ribeiro de Abreu, presidente da CMTC; os clientes que adquiriram os ônibus: Edmundo de Carvalho Pinheiro,
presidente da HP Transportes; Indiara Ferreira, diretora superintendente da HP; além de representantes das Caio, Eletra, Scania, Weg e Songs (anexa, a lista dos presentes).

Segundo o prefeito da capital goiana, Rogério Oliveira Cruz, “o ônibus apresentado é um marco histórico, que representa a conquista de um projeto muito importante para a capital e região metropolitana, modelo de transporte público que tem sido levado a outras cidades do país”.

Para o presidente da Caio, Paulo Ruas, “é uma honra atender aos tradicionais clientes e poder colocar nas ruas de Goiânia, o primeiro ônibus 15 metros de piso alto do país”.

O cliente Edmundo de Carvalho Pinheiro, presidente da HP Transportes, afirma que “a parceria é fundamental para a promoção desse projeto de ônibus elétrico completo, como o alinhamento que ocorre entre as empresas que fazem parte dessa iniciativa”.

O encontro foi planejado pelo gerente nacional de vendas da Caio, José Gildo Vendramini (Zezinho), com a colaboração da diretora executiva da Eletra, Ieda Maria A. Oliveira; do diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, Marcelo Gallão; da gerente de comunicação e marketing do Grupo Caio, Tânia Pires de Souza. “Estamos muito satisfeitos em contribuir com os resultados de um projeto inovador como esse”, conclui Zezinho da Caio.

Sobre os ônibus adquiridos
Os ônibus que rodarão em Goiânia são padrón, com 15.000 mm de comprimento e capacidade total para 101 pessoas.
Todos os veículos adquiridos contam com total acessibilidade, são equipados com elevador e poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirante.

Possuem iluminação em LED, sistema de ar condicionado e janelas com vidros totais fixos colados na cor fumê, proporcionando maior conforto térmico no salão interno.
Contam também, com quatro itinerários eletrônicos em LED, localizados em pontos específicos da carroceria. Itens de tecnologia embarcada são encontradas nos veículos, como sistema Multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas no sistema elétrico dos ônibus, câmeras de monitoramento interno, proporcionando mais segurança aos passageiros e catraca eletrônica. Além disso, as unidades são preparadas para receber rádio comunicador, wi-fi validador e GPS.

Visando o conforto e a comodidade de todos durante as viagens, os ônibus possuem assentos totalmente estofados para os passageiros.

Pensando na segurança de todos, também são equipados com portas tipo envolventes, que possuem acionamento elétrico, os quais evitam abertura inesperada durante o trajeto, e câmera de ré, garantindo manobras mais seguras.

Sobre a Caio
A Caio, empresa fabricante de ônibus com mais de 78 anos de história, possui capacidade produtiva de 50 carrocerias ao dia em suas duas unidades fabris, localizadas nas cidades de Botucatu e Barra Bonita, ambas no interior de São Paulo. Líder no segmento de ônibus urbanos, credita o êxito de seu share ao robusto portfólio de produtos que atende às diversas necessidades do mercado e ao seu completo mix de soluções, que englobam atendimento e serviços diferenciados em assistência técnica e facilidades na aquisição e troca de peças de reposição. A empresa também possui equipes de representação de vendas em todo o Brasil e no exterior. A Caio é especialista em oferecer soluções em mobilidade inteligente, facilitando o transporte de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Outras informações sobre a Caio podem ser obtidas no site: http://www.caio.com.br e nas redes sociais @caioinduscaroficial.

Assessoria de Imprensa I março de 202