Projeto Jovem Talento, patrocinado pela Caio, realiza graduação de faixa em mais de 100 jovens judocas

08/09/2022 Nas artes marciais, como judô e karatê, a graduação de faixa simboliza a conclusão vitoriosa de um ciclo de lutas, crescimento e de muito aprendizado. Mais do que simplesmente se tornar um judoca mais qualificado, “subir de faixa” traz mais responsabilidades, exigindo que o atleta evolua tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Foi, também, com a ideia de reconhecer o esforço de cada um dos jovens lutadores e lutadoras que o NUTRAS – Núcleo de Transformação Social realizou, na sexta-feira (02), o evento de graduação de faixa de mais de 100 judocas, entre 07 e 15 anos, todos alunos do Instituto e participantes do Projeto Jovem Talento – Fase III.

Esse programa tem o patrocínio da Caio, por meio da Lei nº 11.438/06 (Lei Federal de Incentivo ao Esporte – LIE), a qual permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas, distribuídos por todo o território nacional.

O evento teve a presença de Valdilene Monteiro, coordenadora do Nutras, do Sensei Argeu Maurício e de Leonardo Costa, representante da Favorita Cultura & Esporte, empresa parceira da Caio no Projeto Jovem Talento, tanto na modalidade de judô quanto na de futsal.

Todos os alunos foram graduados da faixa branca para a faixa cinza, primeiro importante degrau do processo da arte marcial. As entregas foram realizadas em duas etapas, para 47 judocas na parte da manhã e mais de outros 50 alunos no período da tarde. Todos os alunos foram preparados, durante um ano de projeto, para o exame de faixa e, segundo o Sensei Argeu, completaram os requisitos necessários para a graduação com muita competência.

Para Argeu, sensei responsável pelo projeto, “a faixa, as medalhas e qualquer tipo de premiação que o judoca recebe não é o mais importante. O mais importante é a construção do caráter do cidadão, aprendendo a respeitar os amigos, sendo compreensivo e atencioso. Sem dúvida, o principal objetivo do judô é ensinar educação e disciplina a quem pratica”.

Ele ainda completou: “Esse primeiro degrau já representa uma conquista e uma alegria muito grande para nós, por ver a conclusão desse ciclo de trabalho. Que cada um, decidindo permanecer nesse caminho do esporte ou não, possa levar os ensinamentos do judô para a vida, sendo bons homens e mulheres”.

Valdilene Monteiro, coordenadora do Instituto Nutras, também enalteceu o feito dos alunos. “Hoje, para nós, enquanto Instituição Social, é uma emoção muito grande fazer essa sessão de entrega de faixas para os nossos alunos. Essa premiação não é mérito de nós que estamos do lado de fora, mas sim do esforço e trabalho de todas os participantes, que se dedicaram muito para chegar até aqui”, comentou a “Val”.

Alunos do Nutras premiados em competições estaduais

No mês de agosto, alguns alunos do Nutras participaram de competições, representando Botucatu, em várias cidades do estado de São Paulo.

No Campeonato Paulista Fase Final – Etapa Inter Regional, realizado na cidade de Martinópolis, os alunos do Nutras conquistaram sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e duas de bronze, nas categorias Sub 9 e Sub 11.

Depois, no Campeonato Regional, realizado na cidade de Ipaussu, SP, os alunos do Nutras conseguiram ainda mais medalhas. No total, foram 11, com oito de ouro e três de prata. “As crianças lutaram muito bem, o que me deixou muito orgulhoso. Agora, com sete judocas classificados para o Paulista Fase Final, podemos buscar ainda mais medalhas para o Instituto e para nossa cidade”, comemorou o Sensei Argeu.

Você pode encontrar outras informações sobre a marca Caio no site: http://www.caio.com.br, nas redes sociais @caioinduscaroficial e no LinkedIn Caio Induscar Oficial.