Grupo Caio avança com a sétima edição do Programa de Estágio - Talentos do Futuro

03/04/2023 O Grupo Caio recebeu universitários de diversos estados brasileiros, selecionados para vivenciar uma nova jornada profissional por meio do Programa de Estágio. A edição 2023 conta com 26 participantes que irão passar por etapas que visam o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, dentro de um Grupo que é referência nos segmentos que atua.

O Programa de Estágio - Talentos do Futuro possui uma metodologia que desafia os estudantes a se integrarem com os colaboradores para, juntos, criarem soluções, impulsionando o aprendizado e criando um ambiente que fomenta novas ideias. Um dos aspectos mais importantes do Programa é o fato de possibilitar aos estudantes a vivência prática e real do dia a dia da profissão, complementando a vivência acadêmica, possibilitando compreender melhor as áreas de atuação, exercitar o autoconhecimento e iniciar a sua trajetória profissional.

Reconhecido por seu conteúdo diferenciado, o Programa tem a duração de onze meses, nos quais são transmitidos conceitos relacionados às competências comportamentais e técnicas, sob a tutoria de um Comitê Multidisciplinar. Inez Daroz, gestora de Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento, explica que “o estagiário mergulha em um cronograma de treinamentos, além de atividades na área de atuação de cada estagiário. Conta também com projetos, levantamento de diagnósticos e propostas de melhorias. Além disso, a área de Gente & Gestão conduz treinamentos comportamentais e avaliações periódicas para a evolução da performance profissional. Esse programa, sem dúvida alguma, faz a diferença na vida desses jovens e proporciona resultados significativos para a empresa”.

São mais de 1300 horas de atividades técnicas e complementares, parte de uma jornada de aprendizados e resultados. Em 2023, a jornada de integração, na qual são transmitidas informações importantes como normas de conduta e segurança, código de ética e diretrizes do Programa de Estágios, foi realizada de forma presencial, com a participação de gestores e profissionais de RH. Na integração, os novos estagiários também fizeram um tour pelas empresas do Grupo.

Nelma Prado, diretora corporativa de Gente & Gestão, explica: “Ter a oportunidade de ingressar num programa de estágio é um enorme privilégio para os jovens que, desde cedo, podem ter a oportunidade de ter uma visão sistêmica de todos os setores, como eles interagem e como podem ser conectados de forma produtiva. A sinergia entre a liderança e os estagiários pode nos trazer a provocação para um olhar novo e diferente, que nos estimula a sair da zona de conforto.”

Muitos dos estagiários de edições anteriores do Talentos do Futuro atualmente ocupam cargos de gestão dentro do Grupo, o que comprova o sucesso do Programa.

Rodolfo Valle, coordenador de produção, comenta: “O programa de estágio foi uma experiência incrível. Tive contato com todos os setores, facilitando o entendimento de como funciona uma empresa. Foi um período de muito aprendizado e amadurecimento, no qual foi possível aprender diversas ferramentas e aplicá-las na prática contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.”

Eduardo França, supervisor de produção dos setores Estrutura de Poltronas e Pintura a Pó, complementa: “Durante todo o Programa a equipe do RH dispõe diversas ferramentas e pessoas para orientar e instruir no que for preciso. Os gestores e mentores dão todo o suporte, liberdade e direcionamento para extrair o melhor dessa grande oportunidade.”

Já Igor Lourenço, que atualmente participa do time de gestão estratégica da Fiberbus, pontua: “Tive ao meu lado um time sempre disposto e me ajudar, seja da área foco de atuação, seja do comitê no projeto fabril ou ainda da equipe de Gente & Gestão. Toda bagagem me impulsionou na conquista da efetivação como analista e posteriormente ao Programa Trainee.”

Atuando no setor de revestimentos, Gabriel Rocha finaliza abordando aspectos importantes: “Aqui pude colocar em prática toda teoria aprendida na universidade, além de entender como funciona todas as engrenagens de uma indústria do porte da Caio. Além disso, pude desenvolver softskills fundamentais para quem almeja gerir um time: comunicação, trabalho em equipe, relação interpessoal, liderança dentre outras mais.”

Outras informações sobre o Grupo Caio e demais programas podem também ser obtidas no site: http://www.caio.com.br e nas redes sociais @caioinduscaroficial.