31/08/2017A marca Caio, há mais de 70 anos no mercado de carrocerias de ônibus, realiza estudos constantes para oferecer produtos inovadores que contribuem com a mobilidade inteligente, facilitando o transporte de milhares de usuários, com sustentabilidade.A utilização do ônibus em primazia a outros meios de transporte, também é tema do estande da Caio Induscar no Espaço Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), na Transpúblico 2017, que acontece de 29 a 31 de agosto.
Tendo como referência a cidade de São Paulo, estudos constatam que o ônibus transporta 40% da população, sendo responsável por 3,1% de agentes poluentes dispendidos na atmosfera. Em contrapartida, os automóveis transportam 30% da população, sendo responsáveis por 72% das emissões de poluentes. Outro ponto a favor do ônibus, é que o modal ocupa somente 3% das vias para transportar mais passageiros que os veículos, que ocupam 88% das vias. Com o aumento da frota de veículos leves, há a superutilização das vias, causando congestionamentos quilométricos e maior emissão de poluentes, que está diretamente ligada ao consumo de combustível.
Outros tipos de veículos como os caminhões, por exemplo, também fazem parte da frota circulante da cidade de São Paulo. Segundo estudos, que constam no Projeto de Lei 300/2017, do vereador Milton Leite (SP), cada caminhão desregulado polui 50 vezes mais que um ônibus Euro 5.
Um segundo comparativo relaciona o meio de transporte utilizado com a capacidade de transporte de cada um deles e o espaço linear que ocupam nas vias. Os números são impressionantes quando comparamos, por exemplo, um Apache VIP com um carro de passeio. O urbano líder de vendas da Caio Induscar, na configuração com 11,2 metros, pode transportar até 69 passageiros. Para transportar o mesmo número de passageiros, são necessários 57 carros, que ocupam 239 metros nas vias públicas.
Os números são ainda mais surpreendentes quando a comparação é feita entre o Millennium BRT Superarticulado da Caio Induscar, e um carro de passeio. O urbano transporta em média 175 passageiros, ocupando 23 metros das vias. São necessários 145 carros para transportar o mesmo número de passageiros, ocupando 609 metros das vias.
Fazendo uma média, tendo como base de cálculo a dimensão dos produtos da marca Caio, os veículos de passeio ocupam 24 vezes mais espaço nas vias do que os ônibus, transportando o mesmo número de pessoas. Se fosse levado em conta a distância segura entre veículos preconizada pelo DETRAN, esse número seria muito maior.
Essas análises comparam o modal ônibus com veículos de passeio, concluindo que, o uso do transporte coletivo por ônibus, é um modal sustentável devido à menor ocupação das vias, transportando grande número de pessoas com mais agilidade e, consequentemente, com menor emissão de poluentes. Uma das soluções presentes na cidade de São Paulo são as vias com faixas exclusivas, que contribuem para maior adesão ao ônibus como meio de transporte, devido à maior agilidade e rapidez, fluidez do trânsito.
Outra vantagem do ônibus em relação a outros meios de transporte é o custo de implantação e estrutura. O custo de implantação de 200 km de vias para BRT (ônibus de grande capacidade, que operam em faixas segregadas na superfície), é de 5 bilhões, com prazo médio de conclusão e início das operações, de 2 anos. Com o mesmo valor, é possível implantar somente 10 km de vias para o modal metrô (modelo ferroviário com composições que opera em linhas segregadas em túneis e estações subterrâneas); outra desvantagem é o prazo de conclusão das obras e início das operações: em média 10 anos. *Fonte: Guia Mobilidade Inteligente Volvo.
Por isso, um dos objetivos da Caio Induscar, é demonstrar que, quando as pessoas optam pelo transporte por ônibus, diminui a frota de veículos leves circulantes e a emissão de poluentes, melhorando a fluidez nas vias. Investimentos contínuos em novos materiais e tecnologia embarcada, são realizados para que o usuário final sinta conforto e aconchego quando a bordo de um dos produtos da marca Caio.