Nova geração do Apache VIP marca os 20 anos de lançamento do ônibus urbano mais querido do Brasil
02/07/2021 O icônico modelo de motor dianteiro da marca Caio mantém os atributos que o tornaram um sucesso de vendas, com novidades que agregam ainda mais benefícios ao operador.
A Caio, empresa fabricante de ônibus, que completa 75 anos de marca e 20 anos sob administração de um novo grupo gestor, também comemora duas décadas de lançamento do sucesso que alavancou a nova fase da marca: o ônibus urbano Apache VIP, que ganha nova versão em 2021.
No início de julho, a quinta geração do modelo é apresentada ao mercado, trazendo a robustez estrutural, durabilidade e confiabilidade que são inerentes aos produtos Caio, mais novos atributos que o tornam ainda mais especial. “Foi um trabalho multiáreas, que aliou o know-how de 75 anos de tradição da marca com a intensa busca por conhecer as necessidades e oportunidades de melhoria do produto, resultando em um modelo que traz ainda mais benefícios aos nossos clientes. Queremos continuar fazendo a diferença no transporte coletivo de passageiros e acredito que o novo Apache VIP permanecerá cumprindo essa missão com sucesso”, detalha o diretor comercial e de marketing, Paulo Ruas.
O diretor industrial, Maurício Lourenço da Cunha, complementa: “Quem tem um ônibus Caio em sua frota conhece a qualidade superior que entregamos. E sempre queremos entregar mais e mais soluções, porque a melhoria contínua está no DNA da marca. Ao longo das gerações do Apache VIP, por exemplo, fomos desenvolvendo novas soluções e aprimorando materiais para que o veículo tivesse sempre uma performance acima da média para nossos clientes”.
“Hoje podemos celebrar as quatro gerações e dar as boas-vindas para a quinta geração do Apache VIP, que mantém a força da marca Caio e de nosso produto mais vendido”, ressalta o gerente nacional de vendas, José Gildo Vendramini.
Vários itens do novo Apache VIP foram desenvolvidos por empresas que fazem parte do Grupo Caio, como Fiberbus (peças de fibras e compósitos), Inbrasp (fabricante de peças de plásticos automotivas), Tecglass (fabricante de vidros temperados) e GR3 (centro de distribuição de alumínio).
Único. Em todos os detalhes.
A funcionalidade é um dos pontos de destaque do Apache VIP, com itens repensados para oferecer ainda mais durabilidade, facilidade de manutenção e economia. Um exemplo são os para-choques traseiro e dianteiro tripartidos, com as ponteiras redimensionadas para facilidade na manutenção.
“O acesso ao itinerário também foi otimizado e agora a manutenção pode ser feita pela parte interna do ônibus, de maneira mais rápida e fácil. A central elétrica teve seu espaço ampliado; com isso, melhoramos o acesso à manutenção e ganhamos mais espaço para inserir componentes de tecnologia embarcada. Cada componente foi estudado e agregado ao modelo, pensando na praticidade e na redução de custos que envolve um veículo parado na garagem para manutenção”, explicam os gerentes de engenharia, João Roberto dos Santos, e de métodos e processos, Anthony Espitia.
O novo conceito das caixas de porta, separadas da cortina de vento, tornou o item ainda mais leve e de fácil acesso à manutenção e limpeza. O mesmo conceito se aplica ao duto de ar condicionado, com placas removíveis.
Novo Design. O Apache VIP de cara nova.
O design externo foi totalmente redesenhado, ganhando linhas ainda mais marcantes e limpas, tendência no mercado automotivo. “O novo Apache não perdeu a essência da geração anterior. Se você olhar a dianteira do veículo, irá imediatamente fazer a associação. Nossa equipe priorizou manter esse mesmo conceito, para que a identificação fosse mantida. Nesta atualização também fizemos uma homenagem à primeira geração do Apache VIP, aplicando no logotipo o mesmo tom de dourado usado há 20 anos”, conta o gerente de design, Roberto Barduco.
O conjunto óptico dianteiro em full LED traz a assinatura exclusiva da marca Caio, primeira fabricante a utilizar este item no mercado de ônibus urbano. O layout das grades também traz formato exclusivo, traduzindo ainda mais personalidade ao veículo.
A lanterna traseira, também em LED, possui efeito homogêneo e desenho que envolve as laterais, conferindo imponência e sofisticação ao modelo.
Os espelhos retrovisores estão mais robustos e o para-brisa, com nova curvatura, oferece melhor visão para o motorista.
As portas de acesso foram reposicionadas, para melhor alinhamento com a lateral da carroceria, proporcionando ganho estético e de espaço interno.
Mais espaço interno.
O Apache VIP teve um ganho de 50 mm de largura externa, passando de 2500 mm a 2550 mm e 70 mm de espaço interno, passando de 2.360mm a 2.430 mm, possibilitando maior lotação. Essa melhoria, resultado de testes estruturais e de materiais, não impactou no peso do veículo, que se manteve o mesmo comparado à geração anterior.
Os testes estruturais foram realizados de forma digital, com uso de inteligência artificial e em campo de provas, comprovando a eficiência da estrutura robusta do Apache VIP, desenvolvida com conceito otimizado.
As poltronas trazem novos padrões de cores e texturas, em materiais que permitem rápida e eficiente higienização. Nos itens internos foram incorporadas novas tonalidades, seguindo o novo conceito das Cores de Transição, definição surgida na Europa com o objetivo de tornar mais clean e visualmente mais confortável, o ambiente interno dos veículos usados no transporte urbano.
Eficiência, design, itens otimizados, funcionalidade, praticidade e facilidade de manutenção. Está no DNA da Caio projetar e executar sucessos. Fazer história. Contribuir com a mobilidade urbana, inteligente e moderna.
Treinamentos e divulgação .
O engenheiro de produto, Rafael Ting, enfatiza a importância dos treinamentos
Das equipes internas e de representação de vendas, “Todos os profissionais que possuem contato com nossos clientes foram instruídos sobre todos os diferenciais e particularidades do novo Apache VIP, o que é fundamental para mantermos a excelência no atendimento e demais processos”.
“A intenção é comunicar com todos os nossos públicos: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, imprensa, admiradores de ônibus e comunidade. Para isso estamos realizando ações externas, nas redes sociais e veículos de imprensa, e ações internas, para que nosso time conheça por completo o lançamento. É com muito orgulho que apresentamos ao mercado um produto com tantos atributos”, ressalta a gerente corporativa de comunicação e marketing, Tânia Pires de Souza.
Sobre a Caio
Com dois parques fabris, com sede na cidade de Botucatu e filial na Barra Bonita, ambas no interior paulista, a Caio possui capacidade produtiva de 50 carrocerias ao dia, nas duas unidades.
Conta com equipes de representação de vendas em todo o Brasil e no exterior e escritório central na cidade de São Paulo. Também com renomada equipe de assistência técnica e facilidades na aquisição e troca de peças de reposição.
O êxito no segmento de ônibus é resultado de um robusto portfólio de produtos que atendem às diversas necessidades do mercado e um completo mix de soluções que englobam atendimento e serviços diferenciados.
Por isso, a Caio é especialista em oferecer soluções em mobilidade inteligente, facilitando o transporte de milhões de pessoas no Brasil e no Mundo.