Caio Induscar: focada no ser humano, a empresa desenvolve programas voltados a PCDs (Pessoas com Deficiência)

07/03/2019 A Caio Induscar, uma das maiores fabricantes de ônibus do país, desenvolve já há cerca de 15 anos, programas sociais e de qualificação profissional, que beneficiam os colaboradores, seus familiares e a comunidade, como, por exemplo, o Programa de Humanização da Empresa (PHE), que possui 18 frentes de atuação.

Também possui programas voltados à inclusão social, como o Setor de Complemento de Peças, o Programa de Readaptação Profissional e o Programa de Capacitação específico para PCD.

Setor de Complemento de Peças

Focada na inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores, a Caio implantou, em abril de 2018, o Setor de Complemento de Peças, estruturado especialmente para receber colaboradores com deficiência, a fim de montarem itens que precisam ser interligados, para serem colocados nos veículos.

O local recebeu adaptações como rampas de acesso, amplas bancadas de trabalho e espaço de passagem maior, facilitando a locomoção, banheiros adaptados, próximos ao local de trabalho.

O Complemento de Peças absorve a demanda de PCDs, que contribuem, e muito, com a empresa. O setor realiza vários trabalhos que antes eram feitos na linha de produção, além de preparar colaboradores que, ao destacarem-se, podem posteriormente ser inseridos em outros setores da empresa. Já foram treinados e realocados vários colaboradores para outros setores, como Pintura a Pó, Acabamento, Montagem, Ambulatório, Custos, Portaria, dentre outros.

O colaborador Fabiano Rodrigues de Souza, há um ano na Caio, foi realocado do Setor de Complemento de Peças, há 6 meses, para o setor de Tampas, área na qual realiza atividades como montagem do tampão traseiro e tampas retráteis. “Devido às sequelas de acidentes, tinha dificuldade em arrumar emprego. A Caio confiou na minha força de vontade, me capacitando e renovando minha alegria de viver. Agradeço à empresa pela oportunidade. Sou tratado de forma igual no setor no qual trabalho e quero continuar me qualificando para poder crescer”, diz Fabiano.

“Inicialmente, a proposta era a de realizar uma atividade específica no setor, porém, com a capacitação técnica da equipe, podemos realizar atualmente, mais de 60 atividades diferentes, dentre elas, montagem de mata junta, cabos USB, sapatas de garra e para tubulação, dobradiça de janela, letreiros, além de corte e codificação de cabo para preparação de chassis, corte de tampa da caixa de porta e de suporte para extintor de incêndio. É visível a alegria dos colaboradores, comprovando o sucesso desse projeto”, explica Antonio Carlos dos Santos (Kall), coordenador técnico de treinamento da Caio.

Programa de Readaptação Profissional

A Caio Induscar tem alcançado resultados muito satisfatórios com o Programa de Readaptação Profissional, que consiste em capacitar e reabilitar colaboradores afastados ou com problemas de saúde, que não podem, provisória ou permanentemente, exercer suas atividades anteriores, recolocando-os em novas atividades. O colaborador, além de ser treinado para exercer uma nova atividade na empresa, recebe o auxílio de uma equipe multidisciplinar, mesmo durante seu período de afastamento, colaborando para sua reabilitação física, emocional e profissional. Nos últimos 10 anos, foram readaptados 419 colaboradores no Grupo Caio.

Um exemplo do sucesso deste projeto, é a colaboradora Jéssica Allein, que era do setor de Catálogos de Peças e foi readaptada no setor de Peças de Reposição da Caio. “Estou no Grupo há quase 10 anos e me sinto privilegiada em fazer parte dessa grande família. Aqui, me sinto completa. Trabalhar com carrocerias e clientes é um aprendizado, uma nova experiência a cada dia. Meu sentimento por essa empresa vai muito além de cumprir o expediente de trabalho. Posso dizer que sou realizada em trabalhar aqui, pois amo o que faço e no que depender de mim, estarei sempre disposta a fazer o meu melhor.”

Programa de capacitação específico para PCD

Outra frente de ação para formação profissional é a criação do Curso de Assistente Técnico de Vendas, para PCDs, iniciado em fevereiro deste ano pela Caio, em parceria com o SENAI de Botucatu, com a duração de 11 meses.

Após a conclusão do curso, o profissional terá capacitação para prestar assistência à área de vendas, em conformidade com legislação, normas internas e procedimentos técnicos de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. Os selecionados têm direito a remuneração, plano de saúde e transporte durante o curso, além de um ensino de qualidade, com professores capacitados, estrutura física e equipamentos, como teclados especiais, sistema específico para surdos-mudos etc.

“Formar cidadãos preparados para o futuro, promover a inclusão, oferecer oportunidades para todos sem distinção, é um compromisso perene da Caio. Faz parte da cultura da empresa abraçar causas sociais que gerem benefícios à sociedade. Queremos que esses projetos desenvolvidos na Caio evoluam e sejam multiplicados, ampliando cada vez mais ações em prol da qualificação e inclusão das pessoas. Estamos à disposição para compartilharmos nossos projetos sociais com outras empresas”, conclui a diretora de Recursos Humanos e Benefícios da Caio, Simonetta Pucciarini da Cunha.