A força e inovação da marca mantêm a Caio em posição de destaque no mercado de ônibus urbanos

27/12/2018 Durante os mais de 72 anos de história, a Caio acompanhou momentos de desenvolvimento expressivo do país e do segmento e, também, inúmeras crises político-econômicas, fatores que impactaram diretamente na evolução da empresa. Essas diferentes fases, segundo o diretor industrial da Caio, Sr. Maurício Lourenço da Cunha, foram de grande aprendizado “As adversidades fomentaram novas ideias e estratégias, para que assim pudéssemos atravessá-las de forma segura, mantendo a empresa saudável e o máximo de postos de trabalho possível. No ápice da crise brasileira, em 2015, tivemos que tomar medidas firmes, mas que foram fundamentais para que a Caio tivesse fôlego para se manter competitiva no mercado”.

A gestão forte, aliada à tradição da marca, que é sinônimo de qualidade, durabilidade e comprometimento com as necessidades do cliente, fazem da história recente da Caio, um case de sucesso. Mesmo no período de baixa demanda por ônibus, principalmente no mercado interno, a Caio manteve seu share em posição de destaque no segmento de ônibus urbanos, resultado possível devido ao mix completo de soluções da marca, ao engajamento da equipe de colaboradores, a parcerias com fornecedores, como também ao foco na antecipação de tendências, necessidades dos clientes e do mercado.

O portfólio de produtos abrange modelos de ônibus urbanos (padrón e articulados), midis, micros, minis e fretamento. “O know-how da Caio para customizações, tem a vantagem de adequar os produtos de acordo com as necessidades de operação de cada cliente, beneficiando também o usuário final, que tem acesso a um transporte confortável, seguro e com total acessibilidade. Outro de nossos diferenciais é o atendimento personalizado, realizado por representantes de vendas no Brasil e exterior, e pela equipe de pós-vendas, que unem esforços para que a experiência de compra de um produto marca Caio, seja a melhor possível”, detalha o diretor industrial.

O modelo mais comercializado pela Caio, o urbano Apache Vip, está em sua quarta geração e mesmo após quase 20 anos de sua primeira versão, continua se destacando pelo design, robustez e baixo custo de manutenção, obtendo excelente aceitação pelo mercado. Atualmente, o Apache Vip representa 61% de vendas em relação ao nosso portfólio de urbanos.

Para atender com eficiência à demanda de grandes centros urbanos, o Millennium apresenta-se nas versões padrón e BRT (Alimentador, Articulado e Superarticulado). O modelo também é oferecido na versão elétrica, com baterias que possuem autonomia de 250 km por recarga e suspensão pneumática integral. O sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) possibilita o ajoelhamento da suspensão, resultando em mais conforto e segurança no acesso dos passageiros ao ônibus.

Outro sucesso da marca, o micro F2400, lançado no início do segundo semestre de 2017, é oferecido nas versões urbano, rural e executivo. O veículo foi projetado com o objetivo de facilitar a manutenção e reposição de itens. Em todas as versões, o design arrojado e moderno, com formas arredondadas e aerodinâmicas da dianteira e traseira, confere ao F2400 a imponência e força características dos produtos da marca Caio.

O F2400 também é o modelo utilizado nos escolares. No início do mês de dezembro, foram entregues 102 unidades do ORE2, para atender a municípios do estado de São Paulo. O modelo, que tem capacidade para transportar 44 estudantes sentados mais o motorista, é equipado com eixo blocante, ângulos de entrada e saída maiores, pneus mistos facilitando o acesso a zonas rurais, além de possuir DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que permite o transporte de até duas pessoas com deficiência.

Toda a família de produtos Caio pode ser conhecida por meio do site da empresa www.caio.com.br, lançado no segundo semestre de 2018. No site também é possível ter acesso a informações relacionadas a venda de ônibus e peças, últimas notícias, vagas de emprego, programa de estágios, entre outros.

Além de atender ao mercado nacional, a Caio está presente em mais de 50 países, com destaque para os da América Latina, Ásia, África, além dos Estados Unidos. Uma das grandes vendas ao mercado externo em 2018, foi realizada no início do mês de agosto, de mais de 500 ônibus urbanos para a Nigéria.

São esses fatores que, aliados aos 72 anos de tradição, fazem com que a marca seja confiável e que haja fidelização dos clientes. Reflexo disso, é que a Caio fechou 2017 como líder na produção de urbanos no Brasil, com um share de cerca de 60%. Até novembro de 2018, o share da marca foi de 46%, mantendo a Caio no posto de liderança no mercado de urbanos, reflexo também da melhora da demanda por ônibus no mercado.

Esse momento positivo reflete-se também na reabertura de postos de trabalho no Grupo Caio, principalmente no segundo semestre de 2018, período no qual aconteceram novas contratações. A Caio é a empresa da região de Botucatu, que mais contratou em 2018, com a admissão de 842 colaboradores que, somados a outras empresas do Grupo, resultaram em 1.285 novos empregos gerados. Atualmente o Grupo possui 4.310 colaboradores, sendo que 3.161 pertencem à Caio.

A paixão por produzir ônibus é a força motriz para que a Caio Induscar continue a vencer desafios, focada na visão de continuar a ser uma das maiores fabricantes de ônibus em nível global.