Nova geração do Millennium marca a atualização da família de produtos Caio
09/08/2022As versões do Millennium geração cinco lançadas durante a Lat.Bus Transpúblico 2022 complementam a atualização de produtos Caio voltados ao segmento de ônibus urbanos de motor traseiro
A Caio, empresa fabricante de ônibus, apresenta ao mercado brasileiro a quinta geração do ônibus urbano Millennium, próprio para chassis de motor traseiro e central, projetado para atender a clientes que operam em grandes centros urbanos, corredores de ônibus e plataformas BRT, nas versões com piso baixo e alto, podendo também ser produzido na versão articulada. Características como lotação e comprimento da carroceria, dependem da configuração do chassi.
Desde a concepção de sua primeira geração, lançada em 1997, o Millennium traz atributos funcionais e de design que o tornaram um grande sucesso de vendas da marca. “Temos em nosso DNA a busca por soluções que ditam tendência no segmento, por isso investimos continuamente para trazer inovações ao mercado sem impactar nos atributos tradicionais da marca como a resistência estrutural, durabilidade e segurança”, destaca Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.
Novo design inspirado em tendências internacionais
O novo Millennium traz como referência o design automobilístico europeu, com linhas limpas, ângulos retos, que conferem ao veículo um visual ainda mais imponente. Seguindo a premissa da Caio, que preza pelo uso inteligente de componentes, vários itens do Millennium são intercambiáveis entre outros modelos da marca, resultando em unidade visual e padronização de peças, garantindo facilidade de reposição e otimização de custos para o operador.
“O setor de Design, em conjunto com outras equipes do time Caio, realizou inúmeras pesquisas durante o desenvolvimento do produto. O resultado é um modelo que, além de seu design impactante, é funcional e adequado ao cotidiano dos clientes. Um exemplo disso é o conjunto óptico e as lanternas em full led, que trazem maior luminosidade e maior vida útil das lâmpadas, resultando em menor necessidade de manutenção”, explica Roberto Barduco, gerente de Design da Caio.
Totalmente redesenhado, o modelo traz o conjunto óptico com assinatura exclusiva da marca, lanternas em LED com efeito de iluminação homogêneo, novo design do break light, grade traseira e da cúpula.
Diferenciais que otimizam a operação
Seguindo o conceito da família de produtos Caio, o Millennium possui itens que facilitam o dia a dia do operador, com componentes desenvolvidos com materiais mais leves, duráveis e que proporcionam fácil acesso à manutenção e limpeza. Anthony Camacho, gerente de processos e desenvolvimento de produto, detalha as mudanças “Conquistamos melhorias no acesso aos mecanismos de portas, manutenção do itinerário, além da central elétrica, mais leve e com maior volume. O veículo também possui um sistema de dutos inteligentes, segmentados para melhor organização de chicotes elétricos e fiações em geral”.
As rampas de acesso passaram por otimização dos mancais, estruturas, pinos de trava e mecanismos. As tampas laterais ganharam um novo ângulo de abertura para proporcionar mais comodidade ao profissional de manutenção.
Foram aplicados no Millennium geração cinco itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, de alta durabilidade, fácil limpeza e com acabamento superior.
Estudos estruturais e ganho de salão interno
Recursos tecnológicos foram utilizados para analisar estruturalmente o Millennium por meio de trabalhos de engenharia experimental e em campo, com mais de 200 extensômetros strain gauge, analisando cada ponto e a vida útil da estrutura.
João Roberto dos Santos, gerente de engenharia, complementa “Tivemos também uma importante evolução com os novos ângulos das colunas “A”, que resultaram na melhoria da visão do motorista. O Millennium ganhou uma nova seção transversal, que conferiu um aumento para 2.550 mm de largura externa e de até 70 mm a mais na parte interna (parte inferior) e 110 mm na parte interna (parte superior). Sempre mantendo os padrões de robustez, qualidade e durabilidade.”
Investimentos no treinamento das equipes
Com o objetivo de manter a excelência em todos os pontos de contato com cliente, as equipes internas e de representação comercial foram instruídas sobre os atributos e diferenciais do Millennium. “Essas equipes contam também com o constante apoio de multiáreas, que atuam diretamente no desenvolvimento e nos processos produtivos, por isso possuem o know-how necessário para orientar e tirar dúvidas sobre o produto”, pontua o engenheiro de produto, Rafael Ting.
Tânia Pires de Souza, gerente corporativa de Comunicação e Marketing, explica a importância dessa ação “Conhecer um produto, suas particularidades, o que ele vai trazer de positivo para o dia a dia da operação do cliente, é fundamental para que a relação de confiabilidade com nossas equipes, e claro, com a marca Caio, sejam mantidas”.
Sobre a Caio
Com dois parques fabris, com sede na cidade de Botucatu e filial na Barra Bonita, ambas no interior paulista, a Caio possui capacidade produtiva de 50 carrocerias ao dia, nas duas unidades.
Conta com equipes de representação de vendas em todo o Brasil e no exterior e escritório central na cidade de São Paulo. Também com renomada equipe de assistência técnica e facilidades na aquisição e troca de peças de reposição.
O êxito no segmento de ônibus é resultado de um robusto portfólio de produtos que atendem às diversas necessidades do mercado e um completo mix de soluções que englobam atendimento e serviços diferenciados.
Por isso, a Caio é especialista em oferecer soluções em mobilidade inteligente, facilitando o transporte de milhões de pessoas no Brasil e no Mundo.
Outras informações sobre a marca Caio podem também ser obtidas no site: http://www.caio.com.br e nas redes sociais @caioinduscaroficial.
Assessoria de Imprensa - Grupo Caio Induscar | Agosto 2022