Caio forma 4ª turma de seu programa de Estágios

18/12/2019 Nos dias 09 e 11 de dezembro, foi realizada a cerimônia de formatura da quarta turma do “Programa de Estágio Jovens Talentos” da Caio Induscar, com a participação de 23 universitários.

Iniciado em 2016 com conteúdo, premissas e objetivos bem específicos e contemporâneos, o Programa possui parceria com diversas Instituições de Ensino de vários estados do Brasil, oferecendo aos estudantes a oportunidade de complementarem sua formação acadêmica em uma indústria que, há mais sete décadas, é referencial em inovação e soluções em transportes, a Caio Induscar.

A seleção dos participantes é realizada por meio de critérios específicos, avaliando a criatividade, capacidade analítica, conhecimento sobre o Grupo Caio, formação acadêmica e prova teórica.

Podem participar do Programa, estudantes que estão cursando o último ou penúltimo ano da graduação em várias áreas do conhecimento, principalmente dos cursos de Design e Engenharias (de Controle e Automação, Mecânica, Elétrica, Mecatrônica, Química, Materiais e Produção).

O Programa tem duração de 11 meses, com uma carga horária de aproximadamente 1.300 horas de atividades técnicas e complementares.

O conteúdo é formado por diversas atividades, entre elas: Jornada de Desenvolvimento; Imersão no Processo das empresas do Grupo Caio; Autoconhecimento; Competências Comportamentais; Competências Técnicas; Workshop Literário; Projeto Fabril; Projetos nas áreas de Atuação e Fabril e Mentoria com o Comitê Multidisciplinar Técnico. No final são desenvolvidos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com temas voltados a melhorias do Grupo.

De acordo com o Gerente corporativo de Recursos Humanos, Silvio dos Santos, nas quatro edições do Programa de Estágios, dos 88 estudantes formados, cerca de 43% já foram efetivados no Grupo.

“Nosso Programa de Estágio tem cumprido, de maneira eficaz, os objetivos propostos desde o primeiro ano que foi lançado. Afinal, o Grupo Caio Induscar tem a oportunidade de identificar e desenvolver estudantes com potencial para futuras posições na companhia, e os estagiários, a oportunidade de vivenciar um ambiente de trabalho complexo e bastante desafiador, complementando na prática, os temas estudados em suas instituições, desenvolvendo competências e atividades reais, com total espaço para apresentação de ideias e solução de desafios, melhorando como pessoas e profissionais. Estamos realmente muito felizes com os resultados alcançados, lembrando inclusive que alguns dos estagiários contratados (e foram muitos nesses quatro anos do programa), já estão inclusive ocupando posições de liderança no Grupo Caio”.

Outro dado enfatizado pelo Gerente de RH e que merece destaque, são os 09 participantes do Programa de Estágio de 2019 (ou 39 % do total de estudantes formados) que estão sendo efetivados nas empresas do Grupo neste ano.

Para o Coordenador de Estratégia e Novas Tecnologias da Caio, Victor Pucciarini da Cunha, o Programa de Estágio contribui para o grande potencial de desenvolvimento da empresa. “Trabalhando com soluções de problemas complexos de maneira integrada, os estagiários e colaboradores da empresa estão inovando e trazendo soluções de extrema importância para o negócio. Além disso, essa é uma oportunidade única, pois prepara o nosso profissional e gestor do futuro em conceitos como visão sistêmica, liderança, trabalho em equipe, empatia, dentre outras habilidades. Estou muito satisfeito e feliz com o trabalho e conhecimento gerado por todos que fazem parte deste processo, pois estão fazendo a diferença para o futuro da empresa”.

Dayanne Borges, estudante de Engenharia Química da UNISAGRADO, é uma das participantes do Programa de Estágio deste ano, que foi efetiva em uma das empresas do Grupo. “Participar do Programa de Estágio 2019 foi uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional. A autonomia oferecida pela empresa na execução de projetos é o que difere esse programa de todos os outros que já tive conhecimento. Agradeço imensamente por ter feito parte desse programa incrível, e, ainda mais pela oportunidade de continuar trabalhando dentro do Grupo Caio no desenvolvimento de projetos, auxiliando cada vez mais na busca constante pela excelência”.

O Programa de Estágio, assim como outros programas do Grupo Caio Induscar, visa proporcionar aos participantes a vivência em um ambiente de trabalho motivador e repleto de desafios, promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes.

Outras informações sobre a Caio Induscar e demais programas podem também ser obtidas no site: http://www.caio.com.br, nas redes sociais @caioinduscaroficial e no LinkedIn Caio Induscar Oficial.